Período das Operações Concretas
Operações mentais
Passa das operações pré operatórias para as operações lógicas (formas de transformação).
Noções de conservação
Física:
- Substância (7anos)
- Peso (8/9 anos)
- Volume (10/11 anos)
Espaciais:
- Comprimento
- Superfície
- Volume espacial
Operação lógico-matemáticas – aplica-se a quantidades descontínuas
- Classificação
- Assimilação de objectos em função das suas semelhanças
- Agrupam objectos em função de qualquer semelhança, chegando a subconjuntos
- Constroem classificações hierárquicas
- Seriação (agrupamento de relações)
- Não é capaz de construir uma serie escalada – ausência de seriação
- Seriação empírica – ainda não é capaz de uma ordenação correcta mas já se aproxima
- Seriação sistemática ou operatória – coloca a menor de todas depois a seguinte e por aí adiante.
- Enumeração e construção do número inteira: implica a classificação e a seriação
- A quantidade é avaliada pelo comprimento
- Quando a correspondência de uma construção é atingida implica a equivalência, apesar de puder haver modificações na configuração.
Operação infra-lógicas – aplica-se a quantidades contínuas
- Espaço (espacial)
- Tempo (métricas)
- Velocidade
Operações projectivas: quando a sombra de um objecto é projectada a criança não é capaz de perceber que dependendo da rotação do objecto a sombra será diferente e, se pedido para representá-la-á na forma real do objecto.
Operações de medida espacial: capacidade de analisar o tamanho do espaço. Desenvolvimento do conceito de medir
Operações transitivas: Quando são capazes de deixar de se basear no corpo do objecto (ex: quando tiram as mediadas com as mãos)
- A=B
- B=C
- A=C
Classificação: a noção de inclusão baseia-se na noção que a criança tem que o objecto que utilizou para medir o espaço está incluído no todo a medir.
Operações temporais: adquiridos após o desenvolvimento da capacidade de raciocínio
Operações de ordem: implica a capacidade de organização dos eventos com a verdadeira ordem de ocorrência (ex: quando estão sentados no tapete e lhes é pedido que contem o que aconteceu no seu fim-de-semana)
Operações de participação e de encaixo: exactamente o que acontece nas de ordem mas nesta fase a criança tem que formar parcelas de tempo e definir acontecimentos precisos.
- Operações métricas: tal como as operações de medida espacial, selecciona uma unidade de tempo menor para medir um espaço de tempo maior e define-o.
Velocidade: uso simultâneo de tempo e de espaço
Operações cinéticas
- Ordinais quem chega primeira independentemente se utilizou corta-matos.
- Não dão devida importância ao percurso porque o que importa é a altura da ultrapassagem
- Métricas: relaciona o espaço percorrido com o tempo de duração do movimento
- Juízo avaliativo das velocidades: quando são capazes de compreender que o que vai mais rápido tem maiores possibilidades de chegar primeiro