Período das Operações Concretas

Operações mentais

 Passa das operações pré operatórias para as operações lógicas (formas de transformação).

 

Noções de conservação

Física:

  • Substância (7anos)
  • Peso (8/9 anos)
  • Volume (10/11 anos)

 Espaciais:

  • Comprimento
  • Superfície
  • Volume espacial

 

Operação lógico-matemáticas – aplica-se a quantidades descontínuas

  • Classificação
    • Assimilação de objectos em função das suas semelhanças
    • Agrupam objectos em função de qualquer semelhança, chegando a subconjuntos
    • Constroem classificações hierárquicas
  • Seriação (agrupamento de relações)
    • Não é capaz de construir uma serie escalada – ausência de seriação
    • Seriação empírica – ainda não é capaz de uma ordenação correcta mas já se aproxima
    • Seriação sistemática ou operatória – coloca a menor de todas depois a seguinte e por aí adiante.
  • Enumeração e construção do número inteira: implica a classificação e a seriação
    • A quantidade é avaliada pelo comprimento
    • Quando a correspondência de uma construção é atingida implica a equivalência, apesar de puder haver modificações na configuração.

 

 

Operação infra-lógicas – aplica-se a quantidades contínuas

  • Espaço (espacial)
  • Tempo (métricas)
  • Velocidade

Operações projectivas: quando a sombra de um objecto é projectada a criança não é capaz de perceber que dependendo da rotação do objecto a sombra será diferente e, se pedido para representá-la-á na forma real do objecto.

 

Operações de medida espacial: capacidade de analisar o tamanho do espaço. Desenvolvimento do conceito de medir

 

Operações transitivas: Quando são capazes de deixar de se basear no corpo do objecto (ex: quando tiram as mediadas com as mãos)

  • A=B
  • B=C
  • A=C

Classificação: a noção de inclusão baseia-se na noção que a criança tem que o objecto que utilizou para medir o espaço está incluído no todo a medir.

 

Operações temporais: adquiridos após o desenvolvimento da capacidade de raciocínio

 

Operações de ordem: implica a capacidade de organização dos eventos com a verdadeira ordem de ocorrência (ex: quando estão sentados no tapete e lhes é pedido que contem o que aconteceu no seu fim-de-semana)

 

Operações de participação e de encaixo: exactamente o que acontece nas de ordem mas nesta fase a criança tem que formar parcelas de tempo e definir acontecimentos precisos.

  • Operações métricas: tal como as operações de medida espacial, selecciona uma unidade de tempo menor para medir um espaço de tempo maior e define-o.

Velocidade: uso simultâneo de tempo e de espaço

 

Operações cinéticas

  • Ordinais quem chega primeira independentemente se utilizou corta-matos.
    • Não dão devida importância ao percurso porque o que importa é a altura da ultrapassagem
  • Métricas: relaciona o espaço percorrido com o tempo de duração do movimento
    • Juízo avaliativo das velocidades: quando são capazes de compreender que o que vai mais rápido tem maiores possibilidades de chegar primeiro