Estágio Pré-operatório (2 - 7 anos)

  • As acções são interiorizadas e passam a constituir as operações.
  • Existem três tipos de argumentos que dão conta das conservações:
    - Identidade - Ex.: não se tirou nem se acrescentou, continua a mesma quantidade.
    - Reversibilidade – Ex.: foi esticada, agora pode-se fazer a bolinha outra vez.
    - Compensação – Ex.: Está esticada, parece mais comprido porém é mais fininha.
  • Representação mental – mecanismo de resposta pelo aparecimento, criar imagens mentais na ausência do objecto ou da acção, é o período da fantasia
  • Os objectos existem para a criança na medida em que servem para algo e em função da utilização que a criança lhe dá
  • Pensamento simbólico – não é capaz de raciocínio lógico.
  • Egocentrismo intelectual – acredita que a realidade é aquilo que ela quer. A criança não consegue assumir o papel ou o ponto de vista do outro.
  • Incapacidade de Descentração: Tende a centrar a atenção em um aspecto mais saliente do objecto de seu raciocínio, em detrimento dos demais aspectos.
  • Representação versus significação
    • Significação – parte da capacidade de assimilação através dos significados e dos significantes.
    • Representação é a capacidade de diferenciar e coordenar os significados e os significantes.
    • Significados – acções, objectos
    • Significantes:
      • Diferenciados: signos ou símbolos
      • Indiferenciados: resultado causal

 

  • É nesta fase que surge, na criança, a capacidade de substituir um objecto ou acontecimento por uma representação e esta substituição é possível, graças à função simbólica.