Desenvolvimento cognitivo
É a capacidade de percepcionar o que nos rodeia e abrange:
- Percepções;
- Memória;
- Aprendizagem;
- Inteligência
Estágios do Desenvolvimento Cognitivo
Piaget estudou o desenvolvimento cognitivo da criança e, segundo este autor, a inteligência constrói-se progressivamente ao longo do tempo, por estádios ou etapas constantes e sequenciais, ou seja, de ordem invariável.
Defende uma posição construtivista/interaccionista: as estruturas do pensamento são produto de uma construção contínua do sujeito que age e interage com o meio, tendo um papel activo no seu próprio desenvolvimento cognitivo.
Esquemas de Aprendizagem: categorias mentais que organizam a relação sujeito/meio e as experiências. São muito importantes para a aquisição de conhecimentos.
- No inicio da vida: Esquemas reflexos inatos (movimentos reflexos. Ex.: sucção)
- Mais tarde: Aprendizagem:
»Adaptação: construção de novos esquemas que resultam da
- Assimilação (processo adaptativo que consiste em incorporar novas informações nos esquemas existentes) e da
- Acomodação (processo adaptativo que consiste em ajustar os esquemas existentes a novas situações; alteramos os esquemas de maneira a assimilar novas informações).
- Equilibração, mecanismo regulador da assimilação e acomodação que permite a adaptação do indivíduo ao meio, permitindo uma progressão no sentido de um pensamento cada vez mais complexo.
- Esquemas já existentes: usados para adquirir novos conhecimentos e aplicá-los a todos os objectos.
Os estágios de Desenvolvimento Cognitivo de Piaget, dividem-se em:
- Sensório-motor (0-2 anos);
- Pré-operatório (2-7 anos);
- Período das Operações concretas;
- Período das Operações formais;