Sensório-motor (0 – 2anos)
A inteligência da criança baseia-se nas capacidades preceptoras, de acção, e dos comportamentos dos outros.
Noção de uma realidade que não depende de si. Desenvolve a noção da existência dos objectos, de causa, de espaço.
- Objecto permanente – compreensão de que os objectos existem mesmo quando não estão à vista (ocorre aos 9meses)
- Surgimento da intencionalidade – age com o objectivo de chegar a um fim. Para isso e necessário a distinção causa - efeito.
Divide-se em 6 fases:
- Actividade Reflexa;
- Fase das reacções circulares primárias;
- Fase das reacções circulares secundárias;
- Coordenação das reacções circulares secundárias;
- Fase das reacções circulares terciárias;
- Resolve problemas de deslocamentos invisíveis.
- Espaço contínuo (dos 18 aos 24 meses) – torna-se num espaço representativo. O espaço contem a própria criança e não existe além dela.
- Tempo objectivo e representatividade – numa primeira fase passa algum tempo ligado às sensações corporais (se tem fome o tempo nunca mais passa). No entanto, uma criança, numa sequência começa a ter noção do tempo se for ela a iniciar essa sequência.
- Casualidade objectiva e representativa – está ligada à acção da criança. Passa para uma causalidade magico-fenomenista; um pouco subjectiva, tornando-se objectiva (há uma causa e perante um evento ela sabe se o provocou mesmo sem o ter visto)