Sensório-motor (0 – 2anos)

A inteligência da criança baseia-se nas capacidades preceptoras, de acção, e dos comportamentos dos outros.

Noção de uma realidade que não depende de si. Desenvolve a noção da existência dos objectos, de causa, de espaço.

  • Objecto permanente – compreensão de que os objectos existem mesmo quando não estão à vista (ocorre aos 9meses)
  • Surgimento da intencionalidade – age com o objectivo de chegar a um fim. Para isso e necessário a distinção causa - efeito.

 

Divide-se em 6 fases:

  • Actividade Reflexa;
  • Fase das reacções circulares primárias;
  • Fase das reacções circulares secundárias;
  • Coordenação das reacções circulares secundárias;
  • Fase das reacções circulares terciárias;
  • Resolve problemas de deslocamentos invisíveis.

 

 

  • Espaço contínuo (dos 18 aos 24 meses) – torna-se num espaço representativo. O espaço contem a própria criança e não existe além dela.
  • Tempo objectivo e representatividade – numa primeira fase passa algum tempo ligado às sensações corporais (se tem fome o tempo nunca mais passa). No entanto, uma criança, numa sequência começa a ter noção do tempo se for ela a iniciar essa sequência.
  • Casualidade objectiva e representativa – está ligada à acção da criança. Passa para uma causalidade magico-fenomenista; um pouco subjectiva, tornando-se objectiva (há uma causa e perante um evento ela sabe se o provocou mesmo sem o ter visto)