A Teoria de Vygstsky

    Vygotsky nasceu em 1896 na Bielo-Rússia, que depois (em 1917) ficou

Incorporada à União Soviética, e mais recentemente voltou a ser Bielo-Rússia.

Nasceu no mesmo ano que Piaget (coincidência?!), mas viveu muitíssimo menos que este último, pois morreu de tuberculose em 1934, antes de completar 38 anos.

    Foi o primeiro psicólogo moderno a sugerir os mecanismos pelos quais a cultura torna-se parte da natureza de cada pessoa ao insistir que as funções psicológicas são um produto de actividade cerebral. Conseguiu explicar a transformação dos processos psicológicos elementares em processos complexos dentro da história.

    Vygotsky enfatizava o processo histórico-social e o papel da linguagem no desenvolvimento do indivíduo. Sua questão central é a aquisição de conhecimentos pela interacção do sujeito com o meio. Para o teórico, o sujeito é interactivo, pois adquire conhecimentos a partir de relações intra e interpessoais e de troca com o meio, a partir de um processo denominado mediação.

 

 

A Teoria

 

A aprendizagem antecede o desenvolvimento - desde que haja a possibilidade de organização no que é apreendido no nível proximal.

Dois níveis de desenvolvimento:

  • Nível potencial: determinado através da resolução de um problema sob a orientação de um adulto ou em colaboração com outro companheiro. É determinado pela habilidade que o individuo ja construiu.
  • Nível real: determinado pela capacidade de desenvolver um problema sem ajuda, ou seja, foi consolidado pelo individuo e este é capaz de resolver situações através do seu conhecimento e de forma autónoma.
    • Zona de desenvolvimento proximal (ZDP): define a distância entre o nível de desenvolvimento proximal e o nível de desenvolvimento real. Fornece os indícios do potencial permitindo que os processos educativos actuem de uma forma sistematizada e individualizada.