Desenvolvimento cognitivo

É a capacidade de percepcionar o que nos rodeia e abrange:

  • Percepções;
  • Memória;
  • Aprendizagem;
  • Inteligência

 

 

Estágios do Desenvolvimento Cognitivo

 

Piaget estudou o desenvolvimento cognitivo da criança e, segundo este autor, a inteligência constrói-se progressivamente ao longo do tempo, por estádios ou etapas constantes e sequenciais, ou seja, de ordem invariável.

Defende uma posição construtivista/interaccionista: as estruturas do pensamento são produto de uma construção contínua do sujeito que age e interage com o meio, tendo um papel activo no seu próprio desenvolvimento cognitivo.

 

Esquemas de Aprendizagem: categorias mentais que organizam a relação sujeito/meio e as experiências. São muito importantes para a aquisição de conhecimentos.

 

  • No inicio da vida: Esquemas reflexos inatos (movimentos reflexos. Ex.: sucção)

 

  • Mais tarde: Aprendizagem:                 

               

                »Adaptação: construção de novos esquemas que resultam da

      • Assimilação (processo adaptativo que consiste em incorporar novas informações nos esquemas existentes) e da
      • Acomodação (processo adaptativo que consiste em ajustar os esquemas existentes a novas situações; alteramos os esquemas de maneira a assimilar novas informações).
      • Equilibração, mecanismo regulador da assimilação e acomodação que permite a adaptação do indivíduo ao meio, permitindo uma progressão no sentido de um pensamento cada vez mais complexo.
  • Esquemas já existentes: usados para adquirir novos conhecimentos e aplicá-los a todos os objectos.

 

Os estágios de Desenvolvimento Cognitivo de Piaget, dividem-se em:

  1. Sensório-motor (0-2 anos);
  2. Pré-operatório (2-7 anos);
  3. Período das Operações concretas;
  4. Período das Operações formais;