Estágio Pré-operatório (2 - 7 anos)
- As acções são interiorizadas e passam a constituir as operações.
- Existem três tipos de argumentos que dão conta das conservações:
- Identidade - Ex.: não se tirou nem se acrescentou, continua a mesma quantidade.
- Reversibilidade – Ex.: foi esticada, agora pode-se fazer a bolinha outra vez.
- Compensação – Ex.: Está esticada, parece mais comprido porém é mais fininha. - Representação mental – mecanismo de resposta pelo aparecimento, criar imagens mentais na ausência do objecto ou da acção, é o período da fantasia
- Os objectos existem para a criança na medida em que servem para algo e em função da utilização que a criança lhe dá
- Pensamento simbólico – não é capaz de raciocínio lógico.
- Egocentrismo intelectual – acredita que a realidade é aquilo que ela quer. A criança não consegue assumir o papel ou o ponto de vista do outro.
- Incapacidade de Descentração: Tende a centrar a atenção em um aspecto mais saliente do objecto de seu raciocínio, em detrimento dos demais aspectos.
- Representação versus significação
- Significação – parte da capacidade de assimilação através dos significados e dos significantes.
- Representação é a capacidade de diferenciar e coordenar os significados e os significantes.
- Significados – acções, objectos
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Significantes:
- Diferenciados: signos ou símbolos
- Indiferenciados: resultado causal
- É nesta fase que surge, na criança, a capacidade de substituir um objecto ou acontecimento por uma representação e esta substituição é possível, graças à função simbólica.