DESENVOLVIMENTO FÍSICO

A adolescência caracteriza-se por alterações físicas dramáticas que levam o indivíduo da infância para a maturidade física. No início, observam-se alterações pré-adolescência caracterizadas pelo aparecimento das características sexuais secundárias.

As meninas começam a desenvolver os seios entre os 8 e 10 anos, chegando ao desenvolvimento completo entre os 12 e 18 anos. O crescimento dos pêlos púbicos (assim como nas axilas e nas pernas) começa tipicamente entre os 9 e 10 anos, atingindo os padrões adultos de distribuição entre os 13 e 14 anos. A menarca (início dos períodos menstruais) ocorre, tipicamente, 2 anos após as alterações iniciais da puberdade, embora possa surgir antes dos 10 anos ou após os 15 anos; nos Estados Unidos a média ronda os 12.5 anos. Entre os 9.5 e os 14.5 anos ocorre, simultaneamente, um surto de crescimento rápido, cujo pico acontece por volta dos 12 anos.

Os meninos começam a perceber o aumento do escroto e dos testículos entre os 9 e 10 anos, seguido de perto pela extensão do pénis. O tamanho e a forma adulta dos genitais são atingidos por volta dos 16 a 17 anos. O crescimento dos pêlos púbicos (assim como nas axilas, pernas, peito e rosto) nos meninos começa geralmente aos 12 anos, chegando aos padrões adultos de distribuição por volta dos 15 a 16 anos, verificando-se também um crescimento concomitante em altura entre os 10.5 a 11 anos e depois entre os 16 a 18 anos, com um pico por volta dos 14 anos. Nos meninos a puberdade não está marcada por um incidente súbito, como é o caso do início da menstruação nas meninas. O aparecimento de emissões nocturnas regulares ("sonhos húmidos"), que podem ocorrer a cada 2 semanas com a produção de fluido seminal, marca o início da puberdade nos meninos. Isto ocorre tipicamente entre os 13 e os 17 anos, com a média por volta dos 14.5 anos. As alterações de voz nos meninos ocorrem tipicamente paralelas ao crescimento do pénis, à ocorrência das emissões nocturnas e o pico da estatura.