NÍVEIS E ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO MORAL,SEGUNDO KOHLBERG, 1969

NÍVEL I - Pré-convencional

 

O valor moral localiza-se nos acontecimentos externos, "quase" físicos, em actos maus ou em necessidades "quase" físicas, mais do que em pessoas ou padrões.

 

  • Estágio 1 - orientação para a obediência e castigo. Deferência egocêntrica, sem questionamento, para o poder ou prestígio superior ou tendência para evitar aborrecimentos.

 

  • Estágio 2 - orientação ingenuamente egoísta. A acção correcta é a que satisfaz instrumentalmente às próprias necessidades e, eventualmente, às de outrem. Consciência do relativismo do valor relativo das necessidades e perspectivas de cada um. Igualitarismo ingénuo e orientação para troca e reciprocidade.

 

 

NÍVEL IIConvencional

 

O valor moral localiza-se no desempenho correcto de papéis, na manutenção da ordem convencional e em atender às expectativas dos outros.

 

  • Estágio 3 - orientação do bom menino e boa menina. Orientação para obtenção de aprovação e para agradar aos outros. Conformidade com imagens estereotipadas ou papéis naturais e julgamento em função de intenções.

 

  • Estágio 4 - orientação de manutenção da autoridade e ordem social. Orientação para cumprir o dever e demonstrar respeito para com a autoridade e para a manutenção da ordem social como um fim em si mesmo. Consideração pelas expectativas merecidas dos outros.

 

 

NÍVEL III - Pós-convencional, autónomo ou nível de princípios

 

O valor moral localiza-se na conformidade para consigo mesmo, com padrões, direitos e deveres que são ou podem ser compartilhados.

 

  • Estágio 5 - orientação contratual legalista. Reconhecimento de um elemento ou ponto de partida arbitrário nas regras , no interesse do acordo. O dever é definido em termos de contrato ou de evitar, de forma geral, a violação dos direitos dos outros e da vontade e bem-estar da maioria.

 

  • Estágio 6 - orientação de consciência ou princípios. Orientação não apenas para regras sociais realmente prescritas, mas para princípios de escolha que envolvem apelo à universalidade lógica e consistência. Orientação para a consciência como agente dirigente, e segundo respeito e confiança mútua.