Desenvolvimento moral

   

    A "moralidade" de crianças e jovens é uma preocupação marcante dos adultos em geral. Os pais, em especial, preocupam-se com os seus filhos, desejando que evitem violar regras e leis e que apresentem comportamentos considerados adequados, mesmo distante das suas vistas e evitem complicações de qualquer espécie.

 

    No presente pode-se constatar um acentuado interesse pelo desenvolvimento moral de crianças e jovens, em especial por parte de psicólogos, educadores e pesquisadores dos dois campos.

Numa área tão ampla e complexa como a do desenvolvimento moral, que abrange inúmeras ramificações, pode-se perceber no campo de Psicologia, um interesse crescente pelo desenvolvimento moral e pelo estudo do julgamento moral, em especial depois da publicação dos trabalhos de Piaget (1932) e Kohlberg (1958, 1966,1968 ...).

 

    Kohlberg, pesquisador norte-americano, interessou-se pelo estudo do desenvolvimento moral ainda durante o seu curso de graduação, estudando a teoria psicanalítica quanto à formação do super ego, em comparação com o trabalho de Piaget. Insatisfeito com o enfoque de teoria psicanalítica e das teorias de aprendizagem social para explicar a socialização e considerando a aplicabilidade do enfoque cognitivo, Kohlberg dedicou-se ao estudo do desenvolvimento moral, redefinindo os estágios de julgamento moral propostos por Piaget (1932).