Disserteção de Mestrado - Influência da familia no desenvolvimento vocacional nos Jovens

28-03-2010 20:03

Este trabalho, partindo de uma abordagem construtivista, ecológica e desenvolvimental, tem como objectivo estudar a relação que poderá existir entre um conjunto de dimensões do contexto psicossocial da família e do desenvolvimento vocacional. Pretende-se, concretamente, compreender como interferem as variáveis do ambiente familiar (coesão e expressividade, conflito, orientação intelectual/cultural e recreativa, orientação para o sucesso, ênfase religiosa e organização e controle) no desenvolvimento vocacional, operacionalizado em experiências de exploração e investimento vocacionais. Identificam-se e analisam-se as diferenças da influência do contexto psicossocial da família no desenvolvimento vocacional em função das variáveis ligadas ao sexo, ano de escolaridade e nível socio-económico. O presente estudo, de carácter transversal, desenvolveu-se em duas Escolas Secundárias do Grande Porto, com uma amostra constituída por 426 adolescentes e jovens portugueses que frequentavam o 9º e 12º anos de escolaridade. Não se encontraram diferenças significativas relativamente ao sexo, mas registaram-se diferenças quanto ao ano de escolaridade e ao nível socio-económico. As dimensões do contexto familiar, orientação para o sucesso e organização e controle, quando em níveis equilibrados, estão positivamente relacionadas com a exploração vocacional, mas, em níveis extremados e polarizados, associam-se positivamente com a tendência para excluir opções, isto é, fazer investimentos sem exploração, e, negativamente, com o a exploração e o investimento vocacionais.

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